Parceiro Tecnológico

A Academia RTP, nesta quarta edição, tem como missão fundamental a de descobrir novos criadores, abordar os paradigmas de uma televisão de futuro assente numa vontade diferenciadora que reflete o próprio contrato de concessão do Serviço Público de Televisão.

Pretende, no fundamental, apoiar o emergir de jovens valores nas áreas dos novos formatos de conteúdos, inovadores conceitos e fórmulas de escrita criativa e produção.

Na Academia promove-se o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens a partir do interior da maior Escola de Televisão do País – a RTP (Rádio e Televisão de Portugal) – em articulação com o Ministério da Educação e Ciência, Ensino Superior e parceiros da Academia RTP Edição 4.0, destacando-se a “Indústria” e “Players” de televisão nacional e/ou estrangeiros.

Nesta edição, abordamos de forma sistemática as matérias técnica e cientificamente mais relevantes da Indústria dos conteúdos televisivos, por forma a dar consistência às competências tecnológicas e/ou práticas criativas.

A perspetiva futura de validação e reconhecimento dos conteúdos programáticos, na sua equivalência, nacional e internacional, mesmo que em complemento à fundamental formação de Ensino Superior, é uma real ambição que pretendemos conquistar.

Segundo o regulamento, os jovens que ingressam nesta edição da Academia RTP, conquistam a possibilidade de todo um “Trimestre” pontuado de intensos encontros com oradores e palestrantes, onde se pretende que as respetivas carreiras, percursos profissionais, conhecimentos e pontos de vistas, fomentem o “despertar” na direção de novos paradigmas de um processo comunicacional, cada vez mais interativo, processo este que se encontra em constante evolução, na estética, na forma e resposta ao nível da narrativa, com que se pensa, cria e desenvolve a necessária construção transmidiática.

A presente edição da Academia RTP é composta por um conjunto de academistas que ingressa após criteriosa observação feita pelos respetivos diretores de curso dos estabelecimentos de ensino – que frequentam ou frequentaram – e que foram por nós contatados, considerando a necessidade de ocorrer num processo de pluralismo regional.

O tratamento de dados e a pequena entrevista individual, desenvolvida por nós Academia RTP, abre assim as portas aos novos formandos para um total de 13 semanas de formação.

A Academia RTP 4.0 desenvolve a formação numa relação com os formandos essencialmente académica, abdicando de uma relação financeira, e, na prática, funciona com uma estrutura baseada no perfil de estágio não remunerado.

A Academia apresenta um regulamento funcional e desenvolve de forma objetiva a relação dos Academistas com as restantes estruturas e entidades ao serviço dos trabalhos de formação, com vista a potenciar os pressupostos pedagógicos.

A edição 4.0 da Academia RTP apresenta um corpo docente que assume um ambicioso Conteúdo Programático e um objetivo Plano Pedagógico.

O corpo docente base é coadjuvado em permanência por reconhecidos profissionais no ativo e a formação apresentada sob a forma de “Master Class”, “Workshop” e aulas de formação específica, mesmo até em contexto real de trabalho, naquela que é considerada a mais representativa, do ponto de vista histórico, da indústria de comunicação Portuguesa.

A Academia RTP edição 4.0 tem como coordenador pedagógico, o Exmo. Sr. Professor/Realizador Jorge Paixão da Costa.

O conceito pedagógico prevê um total base de 200 horas de formação presencial, divididas pelos géneros de Master Classes, Workshops, formação específica e desenvolvimento de projeto, assumindo como um dos fundamentos da estratégia pedagógica a lógica criativa de desenvolvimento de ideias.

Os Academistas apresentam-se presencialmente, de forma pontual na Academia, ao longo de 13 semanas, sendo o horário mais intenso desenvolvido nas últimas Quatro semanas de trabalhos.

 

Conceito de aulas e formação

Consideramos essencial abordar a forma e o conceito de aula, propondo uma informalidade consistente na relação entre aluno e docente.

Como ponte de comunicação digital e interativa, entre todos os elementos que compõem a comunidade da Academia RTP surge um “Moodle”, plataforma “on-line” de comunicação.

Pretendemos criar um grupo de trabalho que se organize segundo a forma de uma “Cloud” humana, onde a interatividade constante entre todos resulte em conhecimento e criação.

 

Powered by Lenovo

Os tablets são um equipamento fundamental no cumprimento da estratégia pedagógica e a Lenovo assume-se como o principal apoio do parceiro Tecnológico da Academia RTP 4.0. Estes equipamentos irão conter dados e informações acerca da organização da Academia e serão utilizados essencialmente como uma ferramenta digital.

Prevemos assim centralizar a comunicação e o desenvolvimento dos trabalhos ao longo do trimestre, por exemplo, o desenvolvimento de ideias e a sua partilha em tempo real, mesmo rought cut de projetos em vídeo e áudio, tudo isto em constante interligação digital.