Empresário, homem de família

Filho primogénito de uma família abastada portuguesa, estudou em Inglaterra, onde conheceu Ebba Merete (Snu) Seidenfaden. Tornaram-se inseparáveis. Ele seguiu os estudos para Harvard e ela rumou até Boston, para estarem perto um do outro.

Aos 20 anos casa-se com Snu na Suécia. Vasco assume funções no grupo empresarial da família “Sociedade Farmacêutica Abecassis SARL”. Após uma curta permanência nos Estados Unidos, onde nasce a primeira filha Mikaela, Snu e Vasco Abecassis optam por viver em Lisboa a partir de 1962. Com o regresso, Vasco toma funções de maior responsabilidade no grupo empresarial da família, procurando sempre acompanhar a adaptação de sua mulher a Portugal.

Após o nascimento do segundo filho, auxilia Snu no projeto de criação de uma nova editora. A Publicações Dom Quixote é um projeto ambicioso e dispendioso, mas Vasco corrobora e apoia ativamente a sua implantação. No momento da sua fundação, a 1 de abril de 1965, Vasco já assumiu que irá ser incorporado para cumprir o serviço militar na Guiné.

Em 1971 nasce Rebecca, a última filha de Snu. Com o regresso de Vasco ao continente, o casal vai ter de acomodar as suas diferenças, mantendo uma amizade cúmplice que irá perdurar até após o seu divórcio.